Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2006

Memórias de uma gueixa...

gueixa_08.jpg 

Eu também fui ver este filme, mas a mana descreve-o de uma forma sublime.
E eu quero partilhá-lo convosco...

Há muito tempo que um filme não me tocava a pele e os sentidos. Há em mim um fascínio pela cultura japonesa comparativo ao meu desejo pela chuva e ao cheiro do jasmim.
Assiste-se a uma simplicidade, fora do comum, de gestos e olhares indiscretos acariciados por sorrisos deslumbrantemente tímidos. A elegância e a voluptuosidade integram esta narrativa contemplando a seda que cobre a mulher, tingida de pó de arroz e sonhos secretos.
A palavra Gueixa significa artista, ao contrário do que se possa pensar, ela não vende o seu corpo mas a sua companhia e arte. Quando li a "Terra de Neve" do Kawabata, Komako, a gueixa protagonista da história estava nos entremeios e nunca se chega a perceber até que ponto ela infrige as regras. As gueixas não têm permissão para sentir nem para amar. A beleza, agonia, sofrimento e vingança habitam lado a lado numa produção cuidada, um pouco erudita, até, e composta. É um simples passeio pelo tempo abraçado pelas cerejeiras em flor.
Numa época em que o Ocidente corrompe o amor, separa e monopoliza os costumes, acontece um entrecruzar de tempo a ruir...
Havia mais que um desejo e uns olhos que lacrimejam um corpo, era a concretização do momento em que tudo, a seu tempo, foi sobrevivendo e renascendo transformando as "preces" naquilo a que se chama felicidade.
A banda sonora compõe uma dramaticidade subtil e estupenda nos permeios de fotografias que coabitam os instantes de cada movimento, melodia, gestos e palavras...

Publicado por: apereira em Somatotopia

sinto-me: maravilhado...
publicado por diabinho às 10:53
link do post | favorito
De HappYCrickeT a 8 de Fevereiro de 2006 às 12:12
a cultura da honra e do dever a cima de tudo ...
HappYCrickeT
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.mais sobre mim...

.pesquisar

 

.emails...

Live Messenger

Blog

.arquivos...

.viagens...

.fotos...

blogs SAPO

.subscrever feeds